terça-feira, 15 de março de 2016

Software encontrado na faculdade


Atualmente encontrei uns software nos computadores do curso de ADS - Analise e Desenvolviemto de Sistemas, na faculdade onde estudo ADS. O que já pode se perceber o que está por vir.
 
 
   
O MySQL é um servidor e gerenciador de banco de dados (SGBD) relacional, de licença dupla (sendo uma delas de software livre), projetado inicialmente para trabalhar com aplicações de pequeno e médio portes, mas hoje atendendo a aplicações de grande porte e com mais vantagens do que seus concorrentes. Possui todas as características que um banco de dados de grande porte precisa, sendo reconhecido por algumas entidades como o banco de dados open source com maior capacidade para concorrer com programas similares de código fechado, tais como SQL Server (da Microsoft) e Oracle.
  
PostgreSQL é um Sistema Gerenciador de Banco de Dados Objeto Realcional(SGBDOR), desenvolvido como projeto de Código Aberto.
Hoje, o PostgreSQL é um dos SGBDs (Sistema Gerenciador de Bancos de Dados) de código aberto mais avançados, contando com diversos recursos.
 
 Eclipse é um IDE para desenvolvimento Java, porém suporta várias outras linguagens a partir de plugins como C/C++,PHP,ColdFusion, Python, Scala e plataforma Android. Ele foi feito em Java e segue o modelo open source de desenvolvimento de software. Atualmente faz parte do kit de desenvolvimento de software recomendado para desenvolvedores Android .
 

Android Studio é um ambiente de desenvolvimento integrado (IDE) para desenvolver para a plataforma Android. Foi anunciado em 16 de Maio de 2013 na conferência Google I/O. Android Studio é disponibilizado gratuitamente sob a Licença Apache 2.0.
Android Studio estava em estágio de acesso antecipado desde a versão 0.1 em Maio de 2013, entrando então em estágio beta a partir da versão 0.8 que foi lançada em Junho de 2014 . A primeira compilação estável foi lançada em Dezembro de 2014, começando da versão 1.0 .
 

XAMPP é um servidor independente de plataforma, software livre, que consiste principalmente na base de dados MySQL, o qual foi substituído pelo MariaDB, o servidor web Apache e os interpretadores para linguagens de script: PHP e Perl. O nome provem da abreviação de X (para qualquer dos diferentes sistemas operativos), Apache, MariaDB, PHP, Perl. É um método que torna extremamente fácil para os desenvolvedores a criar um servidor web local para fins de teste.
O programa está liberado sob a licença GNU e atua como um servidor web livre, fácil de usar e capaz de interpretar páginas dinâmicas. Atualmente XAMPP está disponível para Microsoft Windows, GNU/Linux, Solaris, e MacOS X.



 
Inkscape é um software livre para editoração eletrônica (Portugal: edição electrónica) de imagens e documentos vetoriais, com base numa versão mais avançada do antigo Sodipodi no qual teve origem. Trata-se assim de um fork considerado de sucesso.
Utiliza o método vetorial, ou seja, gera imagens a partir de um caminho de pontos definindo suas coordenadas, de forma transparente ao usuário. Imagens vetoriais têm maior aplicação em desenho técnico ou artístico e são, geralmente, mais leves e não perdem a qualidade ao sofrer transformações, como redimensionamento ou giro, em oposição aos formatos bitmap, pese embora o facto dos formatos vectoriais ainda não possuem capacidade directa para lidar com captação de fotografias em tempo real, pelo que na maior parte das aplicações tecnológicas de captação de imagem, os formatos bitmap ainda são considerados standard.
O Inkscape trabalha nativamente com o formato SVG (Scalable Vectorial Graphics), um formato aberto de imagens vetoriais, nomeadamente, uma subdefinição (DTD) da linguagem XML definido pela W3C. O aplicativo também exporta para o popular formato da Internet PNG e importa vários formatos vectoriais ou bitmap, como por exemplo: TIFF, GIF, JPG, AI, PDF, PS, entre outros.



 
GIMP (GNU Image Manipulation Program) é um programa de código aberto voltado principalmente para criação e edição de imagens raster, e em menor escala também para desenho vetorial.


 
Aptana ou Aptana Studio é um software open source gratuito para IDE (Integrated Development Environment) desenvolvido em Java que suporta as linguagens PHP, Python, Ruby, Ruby on Rails, CSS3, HTML5, JavaScript, ScriptDoc, XML e texto comum, embora também seja possível configurá-lo para suportar Adobe® AIR e Bibliotecas AJAX. É baseado no Eclipse, programa similar que por sua vez desenvolve linguagens de programação.
É distribuído em multiplataforma, ou seja, pode ser rodado em Windows, Linux e Mac OS X. Também é possível se integrar ao Eclipse através de um plugin.
Seu lançamento do software incluiu o Aptana.tv, um website com screencasts - amostras de funcionamento do programa em vídeo.

 Ente outros como Java Development, notepad++, netbens, etc...

Até o próximo post!

Nenhum comentário: