segunda-feira, 12 de outubro de 2015

E SE..... O KURUMIN REVIVESSE!

 
   O post de hoje é em relação o grandioso KURUMIN Linux, uma distro GNU/Linux, o Kurumin, criada por Morimoto que dividiu a história do software livre nos computadores pessoais, os desktops.
      Para criar o Kurumin o Morimoto se baseou na distribuição Knoppix, e herdou dela a possibilidade dos usuários poderem primeiro testar o sistema executando-o direto do CD, e depois decidindo-se pela sua instalação. O Knoppix, por sua vez, foi baseado no Debian, uma distribuição do sistema Gnu/Linux que dentre uma série de outras coisas possui um sistema bastante democrático de desenvolvimento e um sistema de atualização automatizada de software extremamente profissional. O Debian, que existe desde agosto de 1993, juntou em uma distribuição de instalação já mais facilitada os pacotes desenvolvidos para o sistema Gnu e o kernel Linux (kernel, pra quem não sabe, é o núcleo do sistema operacional, capaz de fazer o computador útil o suficiente para poder rodar outros programas aplicativos), desenvolvido pelo finlandês Linus Torvalds a partir de 1991.

       Sobre Morimoto 

Carlos Eduardo Morimoto da Silva é um ex-escritor de livros técnicos e programador brasileiro, criador da Distribuição Linux chamada Kurumin e fundador do site Guia do Hardware (atual Hardware.com.br), um dos maiores sites sobre o assunto (e sobre tecnologia) no Brasil e no mundo. Morimoto é considerado um dos maiores especialistas em informática no Brasil. Abandonou a informática e desfez de todos os seus bens materiais e celebrou voto de celibato em 2013 para se converter à religião Hare Krishna.

Telas do Kurumin

     
 
Veja mais alguns screenshots do Kurumin, clique aki.

         Apesar de ter feito um grande sucesso e ter sido durante algum tempo uma das distribuições mais usadas no país, o projeto acabou falhando em atrair um grupo de desenvolvedores interessados em participar de forma ativa do desenvolvimento. Este e outros fatores (entre eles a justificada cobrança em torno de novos recursos e melhorias) acabaram fazendo com que o projeto fosse descontinuado em janeiro de 2008.
        Como seria o Kurumin hoje se ele estivesse vivo ainda, com certeza ainda estaria em inúmeros computadores, é claro que muito bonito, elegante e prático.
         Mas se o Kurumin existisse ainda, firme e forte.
         Como você acharia que ele seria?

KDE



CINNAMON



GNOME



Seria assim, se o Kurumin ainda estivesse firme em seu desenvolvimento?




Teria o Kurumin versão para servidor???
   Sem dúvida eu acredito que se o Kurumin ainda estivesse firme e forte ele teria o ambiente KDE. O que você acha? DEIXE SUA OPINIÃO! E compartilhe em seu facebook.

4 comentários:

Bento Paulo disse...

Seria uma maravilha de SO como sempre foi. Ainda tenho ele instalado no meu destokp e roda uma maravilha, rápido. Pena que descontinuou. Se um dia eu conseguisse programar e ser expert em informática juro recomeçaria o projeto da distro de novo e sem medo.

Leite disse...

Seria uma distro assim como é o ubuntu, linux mint, elementary OS entre outras distros que fazem sucesso hoje em dia. Essas útimas imagens do kurumin ficaram muito bacanas.

Elizeu Marino disse...

Disponibiliza os wallpapers por favor!

Freiman disse...

Vc usa qual versão? Como faz pra usar programas como o Firefox por exemplo? Tentei usar várias versões do Kurumin porém o Firefox não abre o YouTube