terça-feira, 13 de maio de 2014

Alternativa ao Visual Studio da Microsoft

    O simples fato de meu computador ser não ser "windows" tive que buscar alternativas parecidas com o Visual Studio para fazer meus trabalhos técnicos da escola a qual estudo. E essa ferramenta Code:Blocks foi a melhor opção além do fato de ser um pouco similar ao Visual. Pretendo aqui mostrar as principais funções que até então uso no programa. Não vou mostrar como criar um programa, até porque esse não é o foco.
    Mas uma coisa eu digo, daqui a algum tempo irei criar um programa para a plataforma Linux, que é o meu Foco.
    Até lá! Irei apenas postar artigos sobre Code::Blocks e Algoritmos.

Mas vamos lá!
  
      Codeblocks é um IDE (Integrated Development Environment, ou Ambiente Integrado para Desenvolvimento) open source para a linguagem de programação C++.        
        Trata-se de um projeto independente e criado com a colaboração de diversos desenvolvedores e programadores ao redor do mundo inteiro.
       A intenção do projeto Codeblocks é ser uma solução gratuita e de excelente qualidade, tanto para quem está começando a aprender programação quanto para quem já possui bastante experiência na área. Para isto, o programa aposta em opções avançadas na customização da interface, integração entre diferentes sistemas operacionais e alta compatibilidade com dezenas de plugins.



Sua arquitetura é orientada a plugin, de forma que suas funcionalidades são definidas pelos plugins fornecidos a ele.
Code::Blocks é voltado para o desenvolvimento em C/C++, D (linguagem de programação) e agora Fortran.

O Code::Blocks está sendo desenvolvido sob Windows e GNU/Linux. Alguns usuários compilaram o Code::Blocks com sucesso para FreeBSD e Mac OS X (com alguns problemas na interface).

Este programa não lançava uma versão estável, desde 2008. No lugar lançava as chamadas Nightly builds. Em 30 de Maio de 2010 foi lançado a versão 10.05 e em 27 Dezembro de 2013 a mais recente versão: 13:12." 


Para instalar o code::blocks pode ser feito pela central de programas do Ubuntu.

Fica a dica!
Até o próximo artigo.

Nenhum comentário: