Afinal! Para que serve o terminal?
Nessa série, BARBADAS DO TERMINAL, vou mostrar através de exemplos práticos, a grande utilidade do terminal. Que assusta muitas usuários de qualquer a sistema operacional que em algum momento terá que usar o terminal.
As vezes você pode se deparar com situações que exigem de você, estar na conta administrador do sistema. Para isso nesse exato momento vamos ver qual a diferença ente Administrador e Usuário.
Usuário
Este usuário tem permissões, restritas, as quais podem ou não ser definidas pelo administrador. Um usuário pode:
- Acessar Internet;
- Criar arquivos ;
- Editar "alguns" arquivos que ele tiver permissão;
- Fazer pequenas mudanças no sistema, área de trabalho, personalização, mas não pode por exemplo, criar um usuários, mudar permissões, instalar programas, e outros.
- Todas as permissões restritas ao usuário são definidas pelo sistema de fábrica ou pelo administrador.
Administrador
Também conhecido de super usuário ou root, este tem total permissão sobre o sistema, excepto definições de fábrica que exige total responsabilidade do administrador, e que pode causar danos ao sistema.
Ele pode definir:
- Grupos de usuários
- Quem pode ou não acessar determinada página
- Quem e quais arquivos podem ser modificados pelo usuárioa
- Assim como quem tem permissões para compartilhar arquivos, impressoras e outros dispositivos.
Para ser root (administrador você precisa acessar o sistema como administrador, no caso do Linux você sempre logar como usuário comum, e para qualquer alteração será necessária a inserção da senha de administrador.
Vamos fazer um exercício. Para isso você precisa abrir o terminal conhecido como console.
Combinação das teclas
ctrl + alt + letra T
Ao abrir o terminal, você está como usuário comum, isto é percebível pelo símbolo de ~S, no final da primeira linha de comando. Para acessar como super usuário, também conhecido como administrador você precisa digitar sudo su.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEh30bWCUeyJ5IGXdlm8-UDL_BkaHH4ZuDm8sJDJBrOhS8Mmkj_pTzmeXvqG8fB-c9b0lzRDXgbV3EVhItNVQSIOfxdh87p4BiN4HVJeyqtPiwMgdi_TxzNXtTAVovFugBvHCvkI_1YNo34/s1600/Captura+de+tela+de+2014-10-25+14:09:17.png)
Lembrando que o Linux, diferencia letras minúsculas de letras minúscula e no terminal usa-se letras minúsculas. Após digitar sudo su é necessário digitar a senha de administrador.
dor.Digitado a senha você percebe através do # que você está logado como administrado. Que é representado como root, como aparece na janela.
Aprtir de agora você pode por exemplo abrir qualquer aplicação como fazer qualquer instalação de programas pelo terminal.
Por hoje é isso, mas adiante faremos nossa primeira instalação de um aplicativo.
Até, logo!