(Foto: Daniel Ribeiro/TechTudo)
Um PC ligado o tempo todo também está constantemente sujeito a riscos. Afinal, durante esse período, podem ocorrer falhas no suprimento de energia ou superaquecimento, causado pelo mau funcionamento e insuficiência do cooler. Assim, é necessário que os usuários estejam constantemente atentos às atividades do PC e tenham periféricos para casos de emergência, como coolers extras, estabilizadores e nobreaks.
Quanto ao funcionamento dos softwares, PCs que não são desligados deixarão de executar importantes procedimentos que os sistemas operacionais realizam durante a inicialização e o desligamento. Além disso, caso o computador esteja continuamente conectado à internet, há sempre o risco de ocorrerem infecções por malwares.
-
A alternativa mais indicadaPara facilitar a vida dos usuários, as versões mais modernas do Windows, Mac e Linux possuem uma opção importada da “hibernação” dos Notebooks: o modo “suspender” ou “repouso”. Com ela, o sistema operacional irá desativar uma série de componentes não vitais do PC e diminuir o desgaste mecânico de algumas peças e a quantidade de energia consumida pela máquina.
Outra vantagem do modo de suspensão é que a memória RAM do equipamento continuará ativa. Sendo assim, suas operações poderão ser reativadas instantaneamente e seus ambientes ficarão menos vulneráveis a infecções por atualizações automáticas.
Ainda na suspensão, é importante ter proteções contra instabilidades na rede elétrica, como estabilizadores e nobreaks, pois os computadores ainda permanecem ligados à energia. Além disso, recomenda-se fazer uma limpeza de prevenção a cada seis meses para remover toda a sujeira e poeira acumulada pelo cooler.
FONTE:
TECTUDO